A língua portuguesa é mesmo cheia de palavrinhas esquisitas! Mesmo que se estude muito, por muitos anos, nunca será possível desvendar os mistérios da nossa rica língua. As palavras são tão sonoras e por vezes tão graciosas, parecem até dançar, são quase notas musicais se fazendo ouvir. Existem algumas palavras menos bonitas, mas não chegam a ser feias não! De forma alguma seriam feias! Por exemplo: esdrúxula. Esdrúxula(o) é uma palavra bem diferente, e é esse também o seu siginificado: algo diferente, fora do comum; pois bem, palavras ditas fora do comum, mas que ainda assim carregam uma beleza. Quando se quer enfeitar falas ou escritos uma palavra esdrúxula cai muito bem!
E a palavra título do texto: brotolândia! Quantas coisas passam pela cabeça ao ler esse monte de letras juntas? B.R.O.T.O.L.Â.N.D.I.A, usando a imaginação ela pode significar qualquer coisa. broto- lândia ( broto= moço bonito e jovem, um broto!) – ( lândia= um espaço, uma terra, um reino), portanto, brotolândia é o reino, a cidade dos moços jovens e bonitos, e de quebra, bons partidos para um casamento com filhos lindos!
E ainda muxoxo. O que dizer sobre essa palavra, fofa e que dá vontade de apertar? Muxoxo dá a sensação de algo de textura agradável e macia, ou até mesmo uma comida, tipo comida baiana sabe? Comidas baianas têm sempre um nome esquisito! Muxoxo pode ser um adjetivo, não é? Por exemplo: " Aquele menino está mesmo muxoxo hoje!"
É só prestar um pouquinho de atenção que um vendaval de novas palavras aparece! Mas, o incomum por vezes nem é notado pelos ouvidos, ou se é, logo é esquecido por uma questão de significado desconhecido.
Como definir a palavra fatiota? " Por favor, me vê uma fatiota de queijo!"
Fatiota combina muito com o diminutivo de fatia. Uma fatia pequena vira fatiota, simples assim!
E sambaqui? Poderia ser o modo mais coloquial para " Sambe aqui!" Combina muito também com o nome de um animal. O hábitat natural do sambaqui é a água, e sua comida preferida são as formigas. Talvez a palavra fique bonita como o nome de um rio ou lago – o Rio Sambaqui –, mas com esse nome só pode ser um rio brasileiro mesmo!
" Vi um turuna ontem a noite!" Cuma?? Quem?? Como?? Turuna! Que diabo é isso? Turuna parece mais um nome de marca de caminhão, bem grande e potente! Sabe lá Deus o que dizer de turuna!
Enfim, como o português é uma língua maravilhosa e cheia de palavras encantadoramente carregadas de ideias. Palavras que movem nossa imaginação!
Sobre as palavras do texto: o significado!
Brotolândia: os jovens, a galera, a turminha.
Muxoxo: estalo com a língua e os lábios.
Fatiota: roupa, vestimenta.
Sambaqui: elevações de conchas ao longo da costa brasileira.
Turuna: quem é forte, valentão, poderoso.